domingo, 24 de agosto de 2014

Amores tóxicos em "Menina Má"

As histórias de amor tóxico do livro "Travessuras de Menina Má" (Vargas Llosa), um presente que ganhei da amiga Luciana Mendonça em 2009, vivem ecoando dentro de mim....

Seus personagens, Ricardo e a Menina Má, são daqueles que me acompanham onde quer que eu vá... Vai a vida, volta a vida, e lá estão eles me lembrando da minha realidade, me lembrando da minha humanidade... 



A vida deles também vai e volta e lá está um diante do outro... Na infância em Miraflores, no Peru... na juventude em Paris e em Londres, onde são testemunhas das mudanças dos padrões culturais mundiais... Na moderna Tóquio, já na vida adulta... na Espanha já mais amadurecidos...Em todos estes lugares, eles se encontram, se completam e se diminuem também...

A Menina Má é uma mulher sem referências, sem história, sem ponto de equilíbrio, que se prende a este homem não por amá-lo, mas porque precisa dele pra retomar o rumo da vida louca que escolheu ou escolheram pra ela... não manifesta sentimentos, não consegue se prender emocionalmente a ninguém, mas acaba muitas vezes subjugada pela vida e pelos homens...

Ricardo se maltrata, se destrói, se magoa por se saber usado e manipulado pela menina má, mas não consegue se desprender dela, qualquer que seja a merda que ela faça, tantas vezes ela o abandone, tantas vezes ela o destrate... Fica lá acreditando que ela o ama, mesmo sem demostrar, mesmo sem dar nada em troca, mesmo não estando ali...

A gente sempre se pergunta porque, e no final das contas a resposta é a mesma... a dignidade que se perdeu e não se encontra mais....

Nenhum comentário:

Postar um comentário