quinta-feira, 17 de abril de 2014

Meu amado Gabo!



Neste dia triste, meu querido Gabo, é impossível não falar de você. Apesar de todos os nossos encontros, lembro do primeiro contato que tivemos. 

Meus pais já moravam na praia, eu tinha 15 anos, e estava na casa da vó Ester. Tio Milton chegou com um exemplar de "Amor nos Tempos do Cólera" para nos visitar. Nunca havia ouvido falar de você. Eu peguei o livro e me sentei na poltrona ao lado da estante. A tevê estava ligada e eu só queria saber da morte de Juvenal Urbino.


A visita partiu no dia seguinte, o livro foi junt

o, mas eu fui lá na biblioteca da escola te encontrar. Foi um ano de leituras muito boas, de grandes descobertas. Erico Veríssimo e Rachel de Queiroz foram bons companheiros com "Incidente em Antares" e "Memorial de Maria Moura". Mas nenhum deles foi maior que você. 

Florentino e Firmina foram me conquistando e se tornaram os protagonistas da melhor história de amor de todas que eu conheço. Esse vai e vem do caralho, essa dedicação sem fim me fizeram voltar a eles em outra fase da minha vida, na faculdade, e estou certa de que estarão comigo em breve e de novo e de novo até o fim da minha vida. Porque eles são amigos dos quais a gente nãos e afasta, mesmo com a longa distância.


Uma pena a pessoa que emprestou meu livro não ter devolvido. Não importa. Eu vou encontrá-lo novamente.



Sem você, Gabo, minha entrada na faculdade teria uma outra história. Possivelmente, meus amigos se lembrariam de mim de outra forma. Mas foi você que estreitou os nossos laços - que nunca mais foram desfeitos e eu te devo mais uma - com as suas costelas da morte. Foram longas horas juntos, muitas discussões, noites sem dormir até entender que diabos era a outra costela da morte. 

Também foi você que me fez corrigir a professora Malu, que te chamou de escritor argentino, boliviano, não sei, em frente a toda a sala. Só pra deixar minha marca, você sabe como é. Foram duas no mesmo dia. Também tive que pedir a ela para não nos interromper na apresentação do trabalho, senão não conseguiríamos terminar o seminário. Que impertinente! 


Em Araraquara, ganhei três dos
seus livros. Um deles, "Memórias de Minhas Putas Tristes", foi a própria Record que me enviou. Acho que foi o melhor livro cortesia de editora que recebi. Fiz planos de ler em espanhol, mas desisti na época. Li e reli. E ainda volto a ele para buscar meus trechos preferidos. Está lá no fim de uma das fileiras das estantes me esperando para novas reverências a você.

Faz apenas alguns dias, antes de saber do câncer, que pude falar sobre você com conterrâneos. Pois é, isso mesmo. Na última quimioterapia da Mel - olha a ironia da vida! - fomos atendidos por dois médicos colombianos que ficaram orgulhosos quando eu disse que tenho vontade de conhecer a Colômbia porque meu escritor preferido é você.


Queriam saber tudo. Como te conheci. Que livros li. Qual o preferido. E disseram: gostamos muito dele na Colômbia!! Eu sorri e disse: Gabo faz parte da minha vida.
Mais que isso. Gabo viverá para sempre em mim porque constrói a pessoa que sou há 20 anos.

Obrigada, Gabo, por nos unir no amor, na literatura, nas discussões, nas descobertas, na vida, aqui e além!!
"Então os piores anos da minha vida passaram. Contei os eternos minutos um a um, enquanto esperava pela sua volta. Mas não me importo. Ficarei de vigília por toda a eternidade. Ficarei de vigília até morrer, se for preciso".

"Convenceu-a de que a gente vem ao mundo com as trepadas contadas, e as que não se usam por qualquer motivo, próprio ou alheio, voluntário ou forçado, se perdem para sempre."



"Não sou nada. Não me curarei nunca na vida. Fui atingido pelo raio do amor e me queimei além de qualquer cura. Ela é uma farpa que não pode ser retirada. Ela é parte de mim, onde quer que eu vá. Ela está em todas as partes".




"Depois de 54 anos, sete meses, onze dias e noites, meu coração finalmente se realizou. E eu descobri, para a minha alegria, que é a vida e não a morte, que não tem limites".

"- Até quando o senhor acha que podemos ficar nesse ir e vir do caralho?
 - Por toda a vida!"


Um comentário:

  1. Lindo, Fê! Você plantou esta sementinha em mim e em muitos outros, com certeza. Sem ele, talvez não tivéssemos nos tornado as amigas que fomos, que somos.

    ResponderExcluir