sábado, 4 de janeiro de 2014

Agualusa caindo do céu...

Esta é uma postagem original de "Paulo Coelho não é Literatura!", de 07 de dezembro de 2009. Texto na íntegra. 


Para terror do meu querido amigo Luis Cezerilo, o angolano José Eduardo Agualusa acaba de lançar um novo livro, "Barroco Tropical", primeira publicação dele no Brasil pela Cia. das Letras. É, Luis, ele está cada dia mais água, mais luso...
Neste novo trabalho ele conta a história de uma mulher que cai do céu diante de um escritor e sua amante, na Luanda de 2020.
Como em outros de seus livros, Agualusa alterna na narração entre o escritor Bartolomeu Falcato e sua amante, a cantora Kianda.
A mulher que cai do céu é uma modelo e ex-miss que dormiu com grandes políticos e empresários, por isso conhecia muito dos bastidores dos negócios e da política e não era tão mais necessária nesta dimensão.
A história é o ponto de partida para tratar da Angola atual e da convivência conflituosa entre as tradições ancestrais e a modernidade neste país. Neste cenário aparecem mães-de-santo e curandeiros com fama internacional, empresários da aviação, militares golpistas, traficantes de drogas e armas e outros personagens pitorescos.
Mas não é só de Angola que trata o livro. Brasil e Portugal também aparecem com sua cota de contribuição para a miscelânea cultural, social e política do país africano.
O livro custa R$ 44 e tem 344 páginas.
Para quem quiser conferir outros livros de Agualusa, as sugestões são: "Nação Crioula", "Estação das Chuvas", "As Mulheres de Meu Pai", "O Vendedor de passados" e "O ano em que Zumbi tomou o Rio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário