sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Princesa Negra

Essa postagem foi feita inicialmente em 15 de dezembro de 2009, no Paulo Coelho não é Literatura! Alguns anos se passaram, mas o livro é lindo!! Republico o texto na íntegra.

Quem acompanha o blog já percebeu o quanto eu gosto de literatura infantil, sobretudo aquela relacionada à África, outra das minhas paixões.

Cheguei até a ministrar uma aula sobre o assunto no curso de História e Literatura Africanas, que a ONG Fonte realizou durante este ano, com recursos da Secretaria de Estado da Cultura, aprovado a partir de um projeto do professor Luiz Cezerilo, de Moçambique, que passou esta jornada conosco.

Esta semana achei em casa um livrinho (livrinho no sentido afetivo, não depreciativo) que resgata uma história popular da África Ocidental. "O Casamento da Princesa", de Celso Sisto.
(Um parêntese: por falar em princesa africana, semana passada a Disney fez a estreia mundial de "A Princesa e o Sapo", adaptação do clássico "O Príncipe Sapo", dos Irmãos Grimm, que tem a primeira princesa e protagonista negra de um filme de animação...

Imaginem... quanto tempo levou para isso acontecer... É a prova mais que concreta de que o preconceito ainda existe, senão ninguém teria notado este "detalhe")...
Mas voltando ao livrinho do Sisto, "O Casamento da Princesa" conta a história de Abena, a princesa mais bela da África, disputada pelos melhores pretendentes. Ela se apaixona pela Chuva, mas seu pai, sem saber disso, a promete em casamento ao Fogo. E para que todos honrem suas palavras, o rei promove uma disputa entre Chuva e Fogo em que o vencedor casará com Abena.




Com lindas ilustrações que favorecem as cores dos dois concorrentes da história, o livro trata de princípios e sentimentos como amor, honra, confiança, sempre de forma mágica e poética.


É uma dica para adultos que apreciam literatura infantil e educadores que trabalham com crianças...

Nenhum comentário:

Postar um comentário